top of page
Buscar
  • Foto do escritorBretech Tecnologia

Cabeamento Estruturado

Atualizado: 14 de ago. de 2019

Também conhecido pela sigla KET, é o estudo da disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia.


É o estudo da disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O sistema de cabeamento estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.


Sistema de Cabeamento

O sistema de cabeamento estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados.

O cabeamento estruturado remonta às tecnologias de redes dos anos 1980, período em que empresas de telecomunicações e computação, como AT&T, Dec e IBM criam seus próprios sistemas proprietários de cabeamento.


Nos anos 1990, o cabeamento estruturado progride enormemente por meio da introdução do cabo de par trançado. Nesse sentido, a criação das normas EIA/TIA e ISO ajudam a padronizar cabos, conectores e procedimentos.


O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado se baseia na disposição de uma rede de cabos com integração de serviços de dados e voz que facilmente pode ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de Cabeamento, para prover um caminho de transmissão entre pontos da rede distintos. Um Sistema de Cabeamento Estruturado EIA/TIA-568-B (norma ANSI/TIA/EIA-568-B[1] e ver a norma brasileira equivalente: NBR 14.565) é formado por seis subsistemas[2]:



Exemplo de Cabeamento Estruturado

Entrada do Edifício - EF (Entrance Facilities);

Sala de Equipamentos - ER (Equipment Room);

Rede Primária ou Cabeamento Vertical - BC (Backbone Cabling);

Sala de Telecomunicações - TR (Telecommunications Room);

Rede Secundária ou Cabeamento Horizontal - HC (Horizontal Cabling);

Área de Trabalho - WA (Work Area);.


Importância

Planejamento e Estudo Específico.

O cabeamento estruturado é fundamental para satisfazer as necessidades iniciais e futuras de uma empresa, caso ela precisar acrescentar mais dispositivos conforme o crescimento do seu cabeamento, isso será feito de maneira simples e fácil. Caso a empresa não tenha o cabeamento estruturado isso será feito de maneira difícil e dispendiosa, pois não teve um planejamento e um estudo específico.


Benefícios


Para organização dos cabos de uma empresa ou estabelecimento que utilize redes de comunicação é necessário aderir a um sistema de cabeamento estruturado, pois ele oferece diversos benefícios, como:

Reduzir o número de profissionais para manter o cabeamento arrumado. Manutenção mais rápida; Facilidade na hora da instalação de novas conexões; Melhor forma de identificar os cabos; Melhora o ambiente visual da sua empresa; Facilita o serviço dos funcionários;Redução de custo a longo prazo; Facilita a identificação de erros na rede!

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page